sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PRIMEIRO A GENTE ESCOLHE, DEPOIS A GENTE SE APAIXONA...


Que bom seria se fosse assim, não é mesmo?Colocar a razão na frente da emoção.
Acontece que nem sempre dá para aplicar o que manda a teoria e o bom senso, sem ficar antes se questionando se isso é de fato o mais certo a fazer na prática.
Normalmente temos a tendência de nos deixar levar por assuntos do coração sem pensar muito nas conseqüências de uma escolha errada. (Mas como saber se vai dar errado se não tentarmos?).
Por mais que a vida não seja uma novela, muito embora poderia ser, eu assistia ao folhetim Ti Ti Ti exibido pela rede Globo quando através da fala de uma das atrizes que dá titulo a este post, comecei a refletir:
“Primeiro a gente escolhe, depois a gente se apaixona...”
Quantas e quantas vezes iniciamos uma relação sem levar em conta o que queremos, o que acreditamos e com isso muitas vezes acabamos por nos magoar profundamente com a pessoa que esta ao nosso lado?
Será que a culpa é do parceiro (a) ou será que nos deixamos magoar? É, por que eu li em algum lugar uma vez que somos seres magoáveis, exatamente pelo fato de criarmos expectativas em relação aos outros, e é exatamente essa expectativa não realizada no outro que nos magoa.
Somos de fato seres magoáveis? Talvez pudéssemos diminuir a nossa margem de erros e mágoas se, buscássemos avaliar melhor os nossos sentimentos, nossos desejos.
Se você está sozinho (a), que tal avaliar sua auto-estima, o que de fato é importante na pessoa que poderá vir a ocupar a vaga do seu coração, o que é importante pra você?
Do que você não abre mão, como diz a letra da canção: ...nem por você nem por ninguém eu me desfaço dos meus planos...?
Desta forma você poderá escolher o melhor. (não que isso te deixe livre de se decepcionar, vamos combinar está bem?), levando em consideração sempre que não existe a pessoa perfeita, pois nem você é perfeito. Vale ressaltar que o ser humano tem uma forte tendência a se colocar no papel de vítima, e isso não é legal pra ninguém.
Lembre-se sempre que você também pode magoar alguém na mesma medida em que é magoado. E não pensando desta forma, você será sempre um forte candidato (a) a ser uma eterna vítima ou vilão de seus relacionamentos.
O que realmente importa então é procurar sempre se conhecer mais e mais para com isso ter sempre em alta o seu critério de escolha...e escolhendo bem, se apaixonar de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário